sábado, 7 de setembro de 2013

O país da "injustiça subjacente" .

Comprei a Lux, toda contente, na bomba de gasolina.
Não tenho guito para comprar a Lux porque também me encontro em "injustiça subjacente" mas caguei.
A Manuela Moura Guedes está com uma cara feliz. Comprei, comprei mesmo,  toda contente: Não aparece esquisita. Nadinha, nada, fodasse, puseram-na bem, os cabrões, merda  até acho que engordou um bocado. Fica-lhe tão bem. Tá tão gira, caralhete, dez a zero! Tanto Supertramp  e Genesis na vida dela tão bom, tão bom, tão bom! Embora usar pontos de exclamação seus padrecos!

E nem tou a ser exagerada. Gosto assim, Gosto assim de quem gosto.
Quando gosto, gosto, e gosto tanto dela! E de a ter e de seguir os meus faróis, os meus meninos, as minhas meninas, a Amy Winehouse, mais fodida que eu e a quem deste muitp mais chances. A louca da Lindsay Lohan, até o Woddy Allen viu que tem as sardas no lugar certo.
E sim, sinto falta do Pedro Ayres Magalhães, claro, que cagou para nós, porque também é um farol e um farol é uma coisa tão linda, mesmo que às vezes sejam maus, ou digam disparates, ou não nos guiem. Mas nada disso ele fez, não desculpo. O Pedro Ayres Magalhães simplesmente calou-se e a mim faz-me falta.
Faróis falam para nós. E faróis não são perfeitos, nem precisam, porque também precisam de faroleiros e faroleiros vestem-se bem, mas são imperfeitos. E o dele eu nem sei, apesar da minha necessidade dele.

Odeio a perfeição do  chatos, dos bancos de comida de quem não adora lojas dos chineses enormes ao pé do fim de Portugal.
A perfeição tipo o casamento do professor Fernando Seara com a Judite de Sousa, não quero aquela merda da câmara de Sintra quando ele quer é a de Lisboa e está tudo estudado pelo faroleiro dele que nunca será tão maravilhosamente imperfeito como o Doutor Mário Soares.

Perfeição é a puta que pariu da fonte no jardim da Lusíada onde ele se fez. Onde eu estudei e tive que lhe dizer que ele não se podia comparar ao Doutor Soares, numa oral de política não sei quê, que nunca me serviu de nada. Somos muito pequeninos no mundo doutor Seara.

(Chegar ao alto dos Dois Irmãos, Carlão, essa é a perfeição. Mas só vc e Carol serão perfeitos nesse momento para mim, porque morro de saudades.)

Até vc Caetano, my master, deveria opinar menos em todo lado e  vc olhos de Chico Buarque escrever menos livros e mais canções e vc  Manuela Moura Guedes ser mais querida com o gasolineiro sem dentes, que sabe muito bem que não tem nem meio neurónio do seu dente.
A Madonna não devia ter feiro aquilo aos dentes, quase morri, mas ok. O Prince não nos fazer gramar duas horas de egotismo puro - apesar da baterista - para ouvirmos só uma música da  nossa vida.
E o meu editor devia tentar disfarçar na TV a falta de paciência com quem nunca foi a casa dele comer a sua tortilha de pimentos e não gosta de comer.
E Eu. Eu, Francisco José Viegas, eu  não devia ter amigos que gostassem de mim e aparecessem sempre que tenho um ataque de pânico. 

É  uma merda, é tudo uma merda, mas nós esticamos cordas porque o mundo é pequenino e pessoas boas têm sorte e podem. Então a Manuela Moura Guedes pode esticar todas. Todas.

Perguntem à pintora Ana Vidigal, se não estico e que me dá o prazer da sua conversa. E faz aqueles quadros, sabia lá eu. Perguntem à Maguie, que me recebe sem perguntar porquê, perguntem ao João Sampaio que aguenta, ao meu lado, todas as minhas bacoradas, ódios de estimação, birras, poesias juvenis começadas por, Quero um beijo que saiba a paz; com a minha mãe a fazer-lhe iscas para o almoço, desde o tempo em que éramos pequeninos e lê aos bocadinhos livros meus que considera mal escritos. Porquê? Porque é assim. 

Sou dada a generalizações, são coisas difíceis de lutar contra. Mas aguento e acho que felizmente aguentamos tudo de quem admiramos.  A  Manuela Moura Guedes aguentou, por isso estou-me nas tintas. Viva!

O que quero dizer é que pessoas especiais podem fazer mal, a Manuela Moura Guedes pode tudo, caralhete, não há ninguém igual, mesmo que se passe, é um momento dela, aguentamos. Estar mal em momentos da vida pode-se  e ela tem até direito de maltratar pessoas sem dentes. Ou preferem a Judite de Sousa, em directo do Algarve?

Tem-me a mim e aos meus de certeza e que a vêm descer lá ao fundo do poço, mas sabemos absolutamente que é brilhante e sem ela somos menos.
Cale-se Caetano Veloso. Separa-se dessa arpia que já cantou e só o fodeu e obrigou a fazer shows no Fasano. Foda-se o Fasano e os novos ricos e os discos maus que fez, com roupa de homem novo e parvalhão.
E Chico Buarque de Hollanda, pare de ir a Budapeste. Budapeste é frio. Budapeste só o fará escrever livros maníacos. Se manca. Você vive no Leblon. Caminhe. Deixe que suas fãs o vejam. Escreva aí. Não vá para Paris. Adriana Calcanhotto, por favor corte essa juba.

Manuela Moura Guedes você é a melhor. Graças a Deus já lhe disse isso. Como estou sempre a dizer que já dei um beijo na boca ao Caetano Veloso. E dei.  Os meus faróis, para vergonha alheia sabem. Digo. Faço. Sento-me ao colo. Só vivo uma vez.
Também o disse à minha tia, que morreu a dizer-me que eu não tinha noção do que era bom beber água gelada por uma palhinha. caralho. A vida pode acabar assim.  Mas também  lhe disse que o Pulido Valente jamais seria o mesmo.

E o seu analista  MMG? N\ao lhe disse que Você fez gerações de jornalistas? Mesmo má, ou boa, sei lá, nunca trabalhei consigo, mas o meu amigo Ganhão, sim  e contou coisas boas e cruéis suas em amor, que eu adorei só  porque ele escolheu Paço de Teixeiró para me falar se si e eu disse, lambes ou não o chão que ela pisa, ao que o menino no Restaurante Caracol retorquiu. Eu não. Mas tu ias lamber e fazer te bem. E isso basta.

Viu a entrevista à "Carminha" no outro dia?  Ou sou louca, ou a jornalista gira só pernas e parvalhona queria era ser amiguinha da Adriana Esteves?  E sabe o que vc me ensinou? Não é a comer os entrevistados que vamos lá.  É  a fodê-los até ao tutano com estilo.
E agora MMG,  aqui comendo uma Rufflles, cheia de estilo, sabe quem eu acho que fazia isso tão bem como a Manuela? O Carlos Cruz. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário